Centro de Estética Carla Tozo

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como escolher o melhor filtro para sua pele?

O filtro solar age na pele como uma barreira de proteção, filtrando a radiação emitida pelos raios solares ou qualquer iluminação, inclusive a luz que usamos dentro de nossas casas. Um bom filtro solar ele tem que proteger sem agredir sua pele, contendo em sua composição agentes filtrantes e bloqueadores, tendo se adequar ao tipo de pele (oleosa, seca ou combinada), além de saber o tipo de exposição que você está exposto no seu dia-a-dia. Por exemplo: uma pessoa que trabalha dentro de um local fechado, uma que trabalha na rua ou aquelas que praticam atividades físicas que transpiram muito, outras que usam maquiagem... analisando estas questões o que temos de saber é a capacidade de filtrar a radiação que pode ser a UVA, UVB ou UVC de cada filtro. A radiação UVB É AQUELA QUE CAUSA O ERITEMA (vermelhidão, ardência, queimaduras superficiais), POR TANTO AGRIDE A PELE SUPERFICIALMENTE. A UVA e UVC são as radiações com ondas mais profundas que agridem a pele nas suas camadas mais profundas, causadoras do ENVELHECIMENTO, do fotoenvelhecimento. 


 Muito importante saber que a partir da hora que o sol nasce até a hora que ele se põe temos incidência de radiação, sendo que num período das 10h às 16h temos as três radiações UVA, UVB E UVC. PORTANTO NADA DE SE EXPOR AO SOL SEM PROTETOR, MUITO MENOS ENTRE AS 10H E 16H. Hoje com as novas regras da ANVISA não podem mais existir fator de proteção superior a 60(FPS 60), POIS FICOU COMPROVADO QUE NENHUM FILTRO TEM A CAPACIDADE DE FILTRAR A RADIAÇÃO POR MAIS DE 6 HORAS, levando em consideração que existem os agentes externos que neutralizam boa parte desse efeito, como passarem a mão no rosto, usar um simples guardanapo, beber água, molhar o rosto e a própria poluição. Que fique bem claro, filtro solar significa filtrar ou bloquear raios solares para que eles não cheguem diretamente sobre nossa pele. E o que temos de saber é que o FPS significa o tempo da ação filtrante de cada protetor. Exemplo os FPS 15 filtram por 1hora e meia e acima disso cada 5(cinco) que acrescenta na escala significa mais ½ (meia hora) de capacidade de filtrar e que acima do FPS 30, além do principio ativo filtrante temos o agem bloqueador. Quanto maior o FPS desse protetor maior quantidade de princípios ativos que agem tornando ele mais eficazes, portanto um filtro com FPS MUITO ALTO significa maior chance de irritabilidade a sua pele.

HOJE EXISTEM NO MERCADO VÁRIOS TIPOS DE FILTRO. 




Filtro em gel, filtro com cor (tipo base), filtro em pó, filtro spray, filtro resistente a água e tantos outros. O IMPORTANTE É VOCÊ SABER O TIPO QUE MELHOR VAI SE ADAPTAR NA SUA PELE, EM SEU DIA-A-DIA E IMPORTANTE RESSALTAR, É QUE O FILTRO USADO DIARIAMENTE NÃO É O MESMO QUE UTILIZAREMOS NA PRAIA OU PISCINA E NEM O MESMO DO VERÃO SERÁ USADO NO INVERNO E DEVEMOS REAPLICÁ-LO A CADA PERIODO PARA MANTE-LO AGINDO E PROTEGENDO COM EFICIÊNCIA.



ESPERO TER SIDO BEM CLARA E QUE VOCÊ APARTIR DE HOJE COMPRE UM FILTRO SOLAR COM MAIS CONCIÊNCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário