Centro de Estética Carla Tozo

quarta-feira, 18 de julho de 2012

5 dicas para cuidar da pele oleosa no inverno, deixando mais hidratada e protegida dos cravos e espinhas.

Ter pele oleosa dá trabalho, até no inverno! Não é só a pele seca que sofre com as consequências do inverno. A pele oleosa também sente os efeitos das baixas temperaturas e precisa de cuidados especiais para se manter saudável.A esteticista Carla Tozo ensina algumas técnicas para hidratar a pele e deixá-la livre dos cravos e espinhas.


Durante o inverno, é comum ocorrer um aumento da oleosidade da pele, estimulada pelo frio, pela diminuição da sudorese e também pelo uso de água quente durante o banho, além das agressões realizadas com buchas e esfoliantes.

A esteticista Carla Tozo ensina algumas técnicas para hidratar a pele e deixá-la livre dos cravos e espinhas.

  • Evite lavar a face várias vezes por dia. Lave-a apenas 2 ou 3 vezes, usando água fria e dando preferência a sabonetes suaves. O uso de substâncias adstringentes auxilia a controlar a oleosidade, devendo-se evitar os sabonetes hidratantes, que podem conter substâncias oleosas em suas fórmulas.
  • Não use hidratantes nas áreas onde a pele é mais oleosa. Em caso de ressecamento da pele, que pode ser provocado pelo frio, vento e banhos quentes, deve-se dar preferência àqueles com o rótulo de “oil-free” (livres de óleo) e/ou não-comedogênicos, que significa que não provocam o surgimento de cravos. Em geral, estes produtos são loções aquosas ou do tipo gel.
  • Se a sua pele apresenta cravos e espinhas, use produtos que ajudem a controlar o surgimento destas lesões, desobstruindo os poros e diminuindo as inflamações. Alguns tipos de ácidos, esfoliantes e antibióticos de uso local podem ser necessários. Neste caso, você deve fazer limpezas de pele com frequência.
  • Use filtro solar no inverno com rótulo oil-free, e fator de proteção deve sempre ser igual ou maior que 15. Reaplique o protetor solar a cada 2 horas em caso de permanência prolongada no sol.. O sol do inverno não é tão inocente, pois possui radiação ultra-violeta A, que apesar de não provocar queimaduras (e, por isso, é comum se pensar que não danifica a pele), é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo.
  • Cuide da alimentação. No frio bebemos menos água, o que pode colaborar para o ressecamento da pele. É recomendado beber cerca de 2 litros de água por dia. Evite alimentos gordurosos, e aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário