Centro de Estética Carla Tozo

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Visagismo: descubra o corte de cabelo adequado à sua personalidade.

Conceito identifica e ajuda a entender as características pessoais que devem influenciar na definição de corte, coloração e penteado ideais para cada indivíduo





Um corte de cabelo represente mais do que uma questão de beleza, é também importante para a sua vida emocional e profissional. Pelo menos é nisso que acreditam os cabeleireiros que usam o visagismo como filosofia de trabalho. O visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
O cabeleireiro Luca Muniz explica que para aplicar esse conceito o profissional tem que saber analisar não somente as características físicas (formas de rostos, tons de peles e feições), mas também a personalidade e necessidades de cada indivíduo. “O trabalho deve ser personalizado, é preciso analisar temperamento, estilo de vida, profissão, desejos e necessidades de cada cliente. Uma médica, por exemplo, deve passar uma imagem de segurança para os seus pacientes e o corte, neste caso, precisa ser prático e funcional”.


Além disso, a informação visual pode variar de acordo com os diferentes momentos de sua vida pessoal e de trabalho. Os estilos podem ser clássico, romântico, comunicativo, empresarial, alegre, aberto a novas experiências, confiante ou criativo, sempre levando em conta a construção de uma imagem compatível às necessidades individuais de cada mulher, sem padronizações e transpondo aspectos puramente estéticos.



Se você está em busca do corte perfeito para compor um look que traduza sua personalidade e beleza, confira dicas práticas baseadas nos conceitos do visagismo relacionadas a cinco características:

  •  Segurança: cortes com linhas verticais e retas garantem a sensação de personalidade forte e estruturada, ideal para mulheres em cargos de liderança. Se o seu cabelo é encaracolado, assumir o volume é também sinônimo de segurança pessoal, além de ser indicativo de personalidade arrojada e destemida. Mas é preciso atentar para os extremos, afinal o total descontrole dos fios é observado como sinal de desleixo e conturbação.

  •  Estabilidade: cabelos com linhas retas horizontais conferem ares de confiabilidade e positivismo, uma imagem visual compatível com as atividades de profissionais liberais e em cargos gerenciais. É preciso tomar cuidado para não enfatizar o visual, o que pode acontecer caso a franja seja cortada reta e na altura da testa.



  • Dinamismo: fios repicados, que causam o efeito de linhas inclinadas, devem ter as pontas voltadas para fora para garantir uma imagem visual de extroversão e agilidade que combina com mulheres em fase de desenvolvimento profissional acelerado e cujas atividades requerem bom jogo de cintura. As pontas viradas para dentro, por sua vez, sinalizam introversão por funcionarem como uma espécie de garras que se fecham sobre as linhas de controno da face – uma pequena mudança de penteado pode fazer toda a diferença.


  • Sensualidade: cabelos longos com ondulações largas são sensuais e ao mesmo tempo criam uma aura de mistério. Mas é preciso tomar cuidado para que a franja não fique longa demais e acabe criando um efeito de cortina sobre o rosto. Prefira as mechas frontais na altura da mandíbula.

  • Romantismo: cortes estilo chanel e long bob são perfeitos para um look romântico sem cair na armadilha de parecer meigo demais. São ideais para mulheres maduras que desejam realçar sua aura apaixonada e positiva.

Lembramos sempre ao cliente quando ele deseja um corte, que é fundamental a produção do cabelo para que o corte se mantenha durante o seu dia-a-dia, quem deseja só lavar e sair com seu cabelo deve analisar muito bem antes de fazer qualquer corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário